A NOSSA HISTÓRIA
A NOSSA HISTÓRIA
UNINDO E
ACOLHENDO
DESDE
22.12.1998
A SERFO
Nossa história nasceu da preocupação, cuidado e amor de um professor de escola pública, que ao observar as dificuldades de aprendizado de seus alunos, percebeu que estas se deviam a falta de alimentação, e ao abrir as portas da sua própria casa para estas crianças oferecia reforço escolar, alimento e carinho. Ivânio Lima Martins foi o precursor, e deste seu cuidado e carinho pelos seus alunos, associado ao seu dom mediúnico surgiu a Sociedade Espírita Resgate dos Filhos de Órion, a maior ONG Assistencial Espírita do estado do Rio Grande do Sul.
Hoje, com 11 núcleos da ONG, instalados em diferentes cidades do estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os mais de 300 voluntários da SERFO levam adiante a bandeira do Universalismo e da Fé com Obras.
Nós da SERFO, optamos por levantar nossos joelhos dos pisos gelados dos templos sem vida e dessa forma, partir para o exercício da fé com obras, quando então, conseguiremos ser muito mais úteis a Deus e à sociedade.
Ivânio Lima Martins
Fundador da SERFO
Ivânio Lima Martins nasceu aqui em Carazinho mesmo, em 1º de março de 1956, é Bacharel com Licenciatura Plena em Matemática, Pós-graduado em Física Aplicada ao Ensino Médio e Mestre em Física, onde defendeu a Tese: “O Realismo Fantástico da Física Quântica e da Metafísica.” Exerceu, até o ano de 2009, as funções de Professor na Rede Pública Estadual de Ensino, no Estado do Rio Grande do Sul, ano em que se aposentou.
Casou-se, em 22 de Novembro de 1980, com Claudete de Oliveira Martins, desencarnada em 18 de Fevereiro de 1993, com a qual teve 03 filhos: Mônscirrac, Yáscara e Hérickson. Após o desenlace da esposa, não mais se casou, criando seus filhos sozinho e ainda, adotou de coração, mais dois: Fabiano e Rodrigo. É adepto da Doutrina Espírita desde 1985, quando ainda residia na cidade de Cabo Frio no Rio de Janeiro, local onde veio a conhecer o Espiritismo, através das mãos de sua esposa.
Pratica suas habilidades mediúnicas de caridade na SERFO - Carazinho desde sua fundação em 22 de Dezembro de 1998, Sociedade Espírita esta, a qual é o Fundador.
LINHA DO TEMPO
1998
Primeiro encontro com o Benemérito Espírito Áthiluz para falar sobre o Espiritismo Universalista
Em 22 de dezembro do ano de 1998, às 19h30min., na Rua David Canabarro, em Carazinho, RS, reúnem-se, atendendo o convite de Ivânio Lima Martins, Cleber Duarte Ferreira, Daniela Moheleke, Fabiano Sampaio Antunes, a ainda menina, Yáscara Janaína Martins e o ainda menino, Hérickson Egreville Martins, visando um encontro com o Benemérito Espírito Áthiluz o qual pretendia conversar sobre o Espiritismo Universalista, algo muito novo e ainda uma novidade no meio espírita.
Naquele primeiro encontro, pouco ou quase nada se entendeu com relação ao que pretendia aquele Benfeitor Espiritual, pois todos os convidados, mesmo os menores, frequentavam assiduamente o Templo dos Milagres Jesus de Nazaré, o que já os completava.
Mas o Benfeitor Espiritual insistiu em seu intento de embasar, através daquele grupo de seis pessoas, o início das práticas e exercício do Espiritismo Universalista, retornando semanalmente para um bate-papo na residência do Médium Ivânio Lima Martins e nos sábados a tarde, a convite de Eli Pereira de Oliveira, dirigia os estudos no Templo dos Milagres Jesus de Nazaré e nas noites de quarta atendia o público no mesmo local.
Aos poucos ele foi se fazendo entender e o grupo foi crescendo com a adesão cada vez maior de pessoas interessadas naquela nova forma de fazer e exercitar a Doutrina Espírita.
1999
Instalação do primeiro projeto social intitulado Sopão das Crianças, atual Projeto Integração
Surge, em 15 de março de 1999, no quintal da residência do fundador, o primeiro projeto social do grupo, O Sopão das Crianças, visando atender e orientar crianças em situação de risco, residentes no Bairro São Lucas, os quais eram transportados de forma gratuita pela Empresa Glória, primeira parceira do grupo.
Muitas foram as vezes que as crianças chegaram para o projeto e havia pouca coisa a servir, mas isso nunca foi empecilho, pois o fundador sempre encontrava uma maneira de afugentar o desânimo, nem que isso dependesse de abrir seu balcão de alimentos e dali retirar o que necessitasse para suprir a falta de alimentos.
Aos poucos vieram as conquistas, a mais importante delas, depois do apoio recebido pela Empresa Glória que transportava as crianças. O empresário Alcides De Carli passa a contribuir com grande parte dos alimentos para o sopão, sucos, leite e pães destinados ao café da manhã, fato que perdurou enquanto ele foi proprietário da Rede de Supermercados De Carli.
2001
Nascimento do Grupo Espírita Trabalhadores de Jesus, o início da prática Universalista
Dois anos e meio depois, motivados pelo novo espiritismo proposto e estando sedentos por mais informações, nasce o Grupo Espírita Trabalhadores de Jesus, destinado a realizar estudos acerca da Doutrina Espírita Compilada por Allan Kardec e na sequência, receberem orientações do Benemérito Espírito Áthiluz acerca do Espiritismo Universalista. Esses estudos eram realizados na lavanderia da residência de seu fundador, o qual, mesmo sendo o responsável único pelo sustento da família, conseguia retirar, de seu parco salário de Professor, todas as despesas necessárias para manter os estudos.
Com o crescimento do grupo de estudos e devido à insistência de alguns para que o Benemérito Espírito Áthiluz desse o pontapé inicial no exercício do universalismo, saindo dessa forma da teoria para a prática, iniciam-se, de forma experimental, os atendimentos fraternos, onde o próprio Benfeitor atendia os estudantes da doutrina e de vez em quando, um ou outro familiar desses.
2002
Uma nova casa passa a ser a sede da instituição por conta do crescimento e procura de assistidos
Chega o final do ano de 2002 e o espaço estava se tornando cada vez menor para acomodar tanta gente que chegava para conhecer o Benfeitor Áthiluz e ouvir suas emocionantes palestras. Aquela pequena lavanderia de fundo de quintal comportava no máximo 20 pessoas em seu interior, enquanto outras 30 ficavam para o lado de fora tentando ouvir sua fala e depois, quem sabe, ter a oportunidade de receber um carinhoso abraço daquele ser iluminado que tão bem transmitia paz e conforto aos ouvintes.
Foi então que, após quatro anos usando uma lavanderia, os primeiros adeptos do Espiritismo Universalista resolveram providenciar um local mais adequado para acolher a todos que chegavam e eram muitos!
2003
É formatado o primeiro Estatuto Social da Sociedade Espírita Resgate dos Filhos de Órion
Constatado o crescimento e a necessidade de um espaço maior, a primeira providência foi formatar um Estatuto Social e para isso o grupo contou com a grande colaboração da Sra. Dra. Geni Fátima Pithan, advogada, a qual monta uma minuta com a colaboração da Sra. Dra. Simone Kanphforst, também advogada.
Surge então, agora de forma Estatutária, a SERFO – Sociedade Espírita Resgate dos Filhos de Órion, nome esse em alusão a sermos filhos das estrelas, em substituição a antiga denominação de Grupo Espírita Trabalhadores de Jesus.
Em 2003, uma casa é alugada na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua da Paz, no Bairro Vila Rica, ali permanecendo até agosto de 2006, pois o fluxo de pessoas se tornou tão grande que o espaço passou a também ficar pequeno.
2004
Instalação do primeiro Núcleo Assistencial da SERFO, na cidade de Não-Me-Toque
Nesse período, mais precisamente em 10 de Outubro de 2004, instala-se o primeiro Núcleo Assistencial oriundo da SERFO, na cidade de Não-Me-Toque, RS, motivados pelo grande número de pessoas que vinham daquela cidade vizinha em busca de conforto espiritual.
2006
SERFO troca de endereço novamente, agora para a rua Marechal Floriano, 408, atual endereço
A SERFO não parava de crescer e assim, no ano de 2006, aluga a casa onde permanece até hoje, na Rua Marechal Floriano, 408, imóvel esse que já dobrou de tamanho desde então, devido as constantes obras de ampliações realizadas, visando aumentar o espaço para receber o crescente número de pessoas que semanalmente procuram a instituição.
2007
Instalação do segundo Núcleo Assistencial da SERFO, agora na cidade de Tapera
Em 21/06/2007, surge o segundo Núcleo Assistencial da SERFO, dessa vez na cidade de Tapera, RS, buscando atender a grande procura de pessoas daquela cidade nos atendimentos em Carazinho, da mesma forma que o núcleo de Não-Me-Toque.
2009
SERFO é declarada Entidade Civil de Utilidade Pública Municipal na cidade de Carazinho
Em 10 de Novembro de 2009, por indicação do Executivo Municipal e com aprovação unânime pela Câmara de Vereadores, a SERFO é declarada ENTIDADE CIVIL DE UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL, conforme Lei Municipal de Número 7.046.
2011
Instalação do terceiro Núcleo Assistencial da SERFO, agora na cidade de Passo Fundo
Em 06/04/2011, é instalado o terceiro Núcleo Assistencial, desta vez, na cidade de Passo Fundo, RS.
2011
SERFO recebe o seu primeiro Prêmio de Responsabilidade Social na Assembleia Legislativa do RS
Um momento fantástico na história da instituição, ocorre no final do ano de 2011, mais precisamente no dia 17 de novembro daquele ano, quando a SERFO recebe na Assembleia Legislativa do Estado o seu primeiro CERTIFICADO DO PREMIO RESPONSABILIDADE SOCIAL/RS e uma medalha de honra ao mérito pelo conjunto de projetos sociais que realiza, fato que veio se repetindo nos últimos anos, comprovando a importância da SERFO, no seio do Estado Gaúcho e o respeito que ela goza junto as associações de classe que a indicaram.
De lá para cá, foram surgindo novos projetos sociais da SERFO, como forma de complementar o primeiro, instituído em 1999. São eles pela sequência: Projeto Integração, Projeto Samaritanos, Projeto Sopa Solidária, Projeto Vida Viva, Projeto Amor e Esperança, além de promover, de dois em dois anos, o Encontro Municipal e Regional de Jovens, em sua sexta edição e ainda o Encontro e Retiro de Casais Espiritas, em sua quarta edição.
2014
Instalação do quarto Núcleo Assistencial da SERFO, agora na cidade de Sarandi
Em 16/05/2014 a SERFO instala em Sarandi o Núcleo Assistencial Espírita, Veneranda Helena de Andrade, em substituição ao Núcleo provisório instalado em Florianópolis, SC.
2015
Instalação do quinto Núcleo Assistencial da SERFO, agora na cidade de Erechim
Em 10 de Outubro de 2015, instala um Núcleo na cidade de Erechim, RS. Os trabalhos seguiram graças ao apoio de caravanas de voluntários do núcleo de Passo Fundo, os quais se deslocavam semanalmente para dar apoio nos atendimentos fraternos do núcleo.
2016
Instalação do sexto Núcleo Assistencial da SERFO, na cidade de Chapecó, o primeiro no estado de SC
No dia 07 de agosto de 2016, é inaugurado o Núcleo Assistencial Espírita VI - “Paz e Caridade", na cidade de Chapecó, SC, sendo agora, realmente, a primeira extensão da ONG SERFO, fora do estado do Rio Grande do Sul.
2018
Instalação do sétimo Núcleo Assistencial da SERFO, agora na cidade de Soledade
Em 11 de agosto de 2018, a ONG SERFO instala em Soledade, RS, mais um braço seu. O Núcleo Assistencial Espírita Irmão Áthiluz.
2019
Instalação do oitavo Núcleo Assistencial da SERFO, na cidade de Florianópolis em SC
Em 27 de julho de 2019, a ONG SERFO instala em Florianópolis, SC, o seu segundo núcleo assistencial fora do estado do Rio Grande do Sul. O Núcleo Assistencial Espírita Espiritismo Libertador.
2020
Instalação do nono Núcleo Assistencial da SERFO, na capital dos gaúchos, na cidade de Porto Alegre
Em 15 de fevereiro de 2020, a ONG SERFO instala na capital dos gaúchos na cidade de Porto Alegre, RS, mais uma sede de assistencial. O Núcleo Assistencial Espírita Solar da Esperança.
2021
Instalação do décimo Núcleo Assistencial Espírita da SERFO, agora na cidade de Espumoso
Em 02 de maio de 2021, a ONG SERFO instala na cidade de Espumoso, RS, o seu décimo Núcleo Assistencial Espírita denominado Amor e Fraternidade.
2023
SERFO realiza pela 20ª vez o evento SERFO no litoral levando seus atendimentos até à praia
No dia 04 de fevereiro de 2023, o projeto SERFO no Litoral realizou a sua 20ª edição. Foram mais de 200 voluntários envolvidos e cerca de 900 atendimentos realizados na beira mar da praia de Arroio do Sal/RS. Tudo sempre de forma gratuita e fraterna.
2023
SERFO comemora seus 25 anos de prática do Espiritismo Universalista e da fé com obras
Vinte e cinco anos, onze núcleos, centenas de voluntários, vários projetos sociais e inúmeras pessoas atendidas. Muitos foram os motivos para se comemorar, e a festa foi realizada no dia 06 de janeiro na Ópera Bier em Carazinho. No local foram apresentados os principais projetos sociais da SERFO, bem como, sua expansão em 11 cidades do sul do país.
Hoje
A maior ONG Assistencial Espírita do estado do Rio Grande do Sul
Considerando a quantidade de atendimentos que a ONG realiza a cada ano em diferentes cidades, esta se solidifica como a maior institucional espírita não governamental.
CONHEÇA NOSSOS PROJETOS E AÇÕES SOCIAIS